domingo, 5 de maio de 2019

EDUCAÇÃO INCLISIVA

Não se pode falar em educação hoje em dia sem fazer menção à Educação Inclusiva. Um dos grandes desafios da educação brasileira é tornar-se uma educação inclusiva, primeiramente devemos começar com a capacitação dos profissionais, melhor a infraestrutura das escolas e o material didático, portanto, o jardim sensorial vem para contribuir com esse processo de ensino e aprendizagem onde o professor poderá desenvolver trabalho em grupo e desenvolver projetos para tentar incluir essas crianças com necessidades especiais. A Educação inclusiva sugere mudanças no ensino e das práticas pedagógicas realizadas na escola, de forma que visa o benefício a todos os alunos. A equipe pedagógica devera desenvolver práticas inovadoras que entende as necessidades especificas de aprendizagem dos alunos tendo como sendo fundamental refletir como poderemos construir um caminho para uma sociedade mais inclusiva (AINSCOW & CÉSAR, 2003). A Educação Inclusiva é o processo de inclusão dos portadores de necessidades especiais ou de distúrbios de aprendizagem na rede regular de ensino. Esta preconiza que todas as pessoas devem ser inseridas na escola regular, independentemente de suas condições sócio- econômicas. Dentre as diversas necessidades educacionais podemos citar: deficiência sensorial (auditiva e visual), deficiência mental (como autismo e diversos graus de deficiência cognitiva), deficiências múltiplas (paralisia cerebral e outras condições), dislexia, superdotados, entre outras (GLAT et al., 2006). É importante pensar em atividades de inclusão não só no ambiente escolar. Muitos espaços não escolares, igualmente importantes para o ensino aprendizado, precisam se adaptar para receber pessoas com necessidades educativas especiais. Esta adaptação não se limita apenas no âmbito da acessibilidade física, mas também do conhecimento. “Para a Pedagogia Histórico-Crítica, a educação é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens” Saviani (2001)

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